quarta-feira, 10 de junho de 2009

Um pouco de Zen

"No Bhagavad Gita (um livro das sagradas escrituras hinduistas) tem-se a alusão de que se o Dharma (o que rege a vida cotidiana no cosmos) é protegido, ele protege; se é transgredido, ele destroi; se o Dharma de cada um é respeitado, há a garantia de manutenção da ordem cósmica e vice-versa. Isso remonta a um conceito segundo o qual haveria um só tipo de vida no universo, uma só consciência em todos os seres, sendo o amor universal a expressão dessa unidade. A separação entre uma pessoa e outra, entre uma coisa e outra, seria portanto mera ilusão; por conseguinte, uma consciência ecológica, uma atitude ética para com o próximo e a natureza ou o mundo circundante corresponderia, em última análise a uma atitude ética para consigo próprio, (uma vez que tudo no universo é interligado...)." Isso foi escrito em 800 a.C.!
Apud "Somos feitos da matéria dos sonhos", de Carlos Alberto C.Salles.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Ainda sobre Benjamin Button

O Curioso caso de Benjamin Button, uma grande estória sobre a vida em um grande filme do diretor David Fincher ("Clube da Luta"), baseado no extraordinário romance do americano Scott Fitzgerald. Ainda bem que há bons livros e bons script writers nos states! Examinando bem trata-se de uma parábola que une dois casos médicos: a gerontogenia, no primeiro terço do filme doença do envelhecimento precoce e a doença de Alzheimer, no terço final da estória, permeada no meio por um intenso caso de amor entre duas pessoas sempre unidas pelo destino, contada como um "Forrest Gump" ao contrário, ou um "Retrato de Dorian Gray" (também ao contrário), de Oscar Wilde, com a diferença de que Gray foi envelhecido pelos maus costumes.
O Alzheimer em Button criança pode fazer rir mas é exatamente isso que o alemão faz quando atinge idosos - torna-os crianças, com direito a fraldão e tudo!
O filme traz muitas referências a Forrest Gump - o barco, New Orleans, o capitão, o mar, os fatos da guerra, as voltas à casa e à mãe... só faltou o Tom Hanks, que talvez, quem sabe, daria uma performance mais convincente a Button (ou não, seria mais difícil rejuvenescê-lo). Brad Pitt , com tanto truque de maquiagem, (5 horas de maquiagem diariamente!), encarnou o próprio Benjamin. Segundo o Blog "Poraodosfilmes": "A cidade já estava prevista como locação para o filme, rodado entre 2007 e 2008, mas os estragos causados pelo desastre natural – que matou cerca de 1.500 pessoas, destruiu mais de 100 mil casas e deixou prejuízos superiores a US$ 80 bilhões – colocaram em risco a realização das filmagens. Sensibilizado pelos efeitos da catástrofe, Pitt viu de perto a calamidade da situação durante as filmagens e, após a conclusão do filme, anunciou o projeto Make It Right, que tem como objetivo a construção de casas ecológicas na região." 
A estória, contada através de um diário, mais parece filme europeu do que as famosas trilhas lineares horizontais hollywodianas. Fincher se garante.
Enfim, se ficou curioso sobre "O curioso caso...", veja e medite sobre os diálogos, vale o aluguel!
Eis um diálogo quase filosófico entre Button e sua mãe adotiva, enquanto ainda uma velha criança:
- Alguns dias me sinto diferente do dia anterior... (Button)
- Todos se sentem diferentes a cada dia, de uma maneira ou de outra, (diz a mãe adotiva), mas todos estamos indo na mesma direção. Apenas pegando caminhos diferentes para chegar lá!
- Mãe, quanto tempo ainda tenho?
- Apenas seja grato pelo que já lhe foi dado... já está aqui há mais tempo do que deveria estar!

Luar sobre Fortaleza

Luar sobre Fortaleza
Praia de Iracema

Lady Godiva

Lady Godiva

Info-Arte

Info-Arte
Verso e reverso

Fotopoema

Fotopoema
Nascimento

Fotopoema2

Fotopoema2
Picasso - Guernica

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona
Qualquer soma nas colunas, nas linhas ou em X dá 33: a idade de Cristo na cruz!

Pensamento1

Pensamento1
Fanatismo

Dies irae dies ille

Dies irae dies ille

These foolish things

These foolish things

Tem dias...

Tem dias...
Tem dias!

Wicked game (Kris Izaac)

Wicked game (Kris Izaac)

Babalu

Babalu
Fotopoema

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS
Nativitaten - um espetáculo que se renova e merece ser visto e revisto!