quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Picles de “Além de Darwin” – Reinaldo José Lopes (Editora Globo – 1ª. edição; 2009 - )

  • · A vida é um jeito tão natural de organizar matéria e energia que ela pode se estabelecer a qualquer descuido do cosmo.
  • · Se você, mulher, teve uma boa relação com seu pai na infância tenderá a achar mais atraentes os rapazes (pretendentes) que se parecem com ele (imprinting sexual). Não se trata de atração verdadeira (no sentido freudiano) mas de um imprinting de “modelo” (ou padrão).
  • · Porque a reprodução sexuada ao misturar e embaralhar gens de dois indivíduos diferentes cria combinações de DNA novas...e representam um estoque importante de novas soluções para enfrentar alterações (e interações) com o meio ambiente.
  • · Os seres vivos tendem a ficar fissurados apenas e tão somente por coisas que têm impacto em sua sobrevivência e reprodução.
  • · Alguns homens (grandes guerreiros, chefes tribais, etc.) tiveram sucesso em multiplicar exponencialmente a própria versão do cromossoma Y (característica puramente masculina) no mundo.
  • · O sobrenome mais comum na Irlanda (e Escócia) e em descendentes de irlandeses de outros países é “Ó Neill”, que é simplesmente uma forma modernizada de Uí Niall que significa descendente de Niall, em gaélico. Niall era um chefe guerreiro celta típico que fazia expedições guerreiras para capturar escravos e mulheres.
  • · Uma pesquisa verificou que no noroeste da Irlanda, a base tradicional dos Uí Niall, nada menos que um quinto dos homens carrega uma assinatura genética em seu cromossoma Y que pode ser remontada com razoável precisão até à época de Niall. No oeste e e centro da Escócia, a proporção ultrapassa os 15%!.
  • · Outras pesquisas do tipo (relativas à herança genética do cromossoma Y) foram feitas na Mongólia e no nordeste da China e revelou uma multidão de descendentes de Gengis Khan.
  • · A sobrevivência (do DNA) é um imprint tão forte que embriões têm “truques sujos” para extorquir a própria mãe que o gesta,! Uma das doenças mais comuns ligadas à gestação, a pré-eclâmpsia, é uma forma perigosa de pressão alta que está ligada a uma substância que o feto fabrica e lança na corrente sanguínea materna. Essa proteína impede que a mãe conserte pequenos danos nos seus vasos sanguíneos. Com isso sua pressão arterial aumente o que também aumenta a quantidade de sangue (com nutrientes) que chega até o feto via placenta!
  • A ciência pode entender como a fé se desenvolve mas o sentido que ela dá à existência humana está fora do alcance dos laboratórios... também é legítimo imaginar que a arquitetura de nossa mente anseia pela fé porque Deus quer ser conhecido ... Como o próprio Jesus disse: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!".

Isso é só uma amostra grátis extraída das primeiras páginas (total de 246) do livro “Além de Darwin”, de Reinaldo Lopes, colunista de ciências do portal G1.

Se gosta de biologia, entende um pouco de genética e quer se atualizar de uma maneira clara e ágil, como uma grande e elucidativa reportagem, corra e compre, que está esperando? (O meu, não empresto...)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OBAMA RECEBEU O PRÊMIO NOBEL DA PAZ !


Em sua opinião, porque Obama recebeu o Nobel? 

Luar sobre Fortaleza

Luar sobre Fortaleza
Praia de Iracema

Lady Godiva

Lady Godiva

Info-Arte

Info-Arte
Verso e reverso

Fotopoema

Fotopoema
Nascimento

Fotopoema2

Fotopoema2
Picasso - Guernica

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona
Qualquer soma nas colunas, nas linhas ou em X dá 33: a idade de Cristo na cruz!

Pensamento1

Pensamento1
Fanatismo

Dies irae dies ille

Dies irae dies ille

These foolish things

These foolish things

Tem dias...

Tem dias...
Tem dias!

Wicked game (Kris Izaac)

Wicked game (Kris Izaac)

Babalu

Babalu
Fotopoema

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS
Nativitaten - um espetáculo que se renova e merece ser visto e revisto!