Não apenas uma fábula: o filme-cult da década transcende a fábula contribuindo para a evolução do cinema, tirando Holywood da mesmice, despojando-a do mito do american -way-of-life como ideal de vida. Ao contrário, é cheio de tags que apontam para uma nova maneira de viver a vida, uma maneira diferente do pensamento americano. O Avatar humano, que se transveste de outro ser mais humano, sem ser humano, mais espiritualista sem ser religioso, abre uma porta, pequena que seja, para a discussão maior: quem somos realmente, para onde vamos, que vida é essa e o que queremos desse planeta e nesse planeta. Com esse Avatar, Holywood talvez inicie seu processo de amadurecimento, inclusive formal. Avatar é a essência do que deve ser o cinema: realidade e fantasia levados às últimas consequencias, misturados e indistinguíveis, onde a forma de mostrar atinge patamares e mares nunca dantes navegados onde se tem a impressão de que o sonho ainda não acabou! Em 3-D então, uma experiência única, imbatível, o sonho passa a ser uma realidade. Para completar, uma bela história cósmica de amor, onde o amor se transporta para uma quarta dimensão, mesmo sendo a dimensão dos avatares. Como disse um crítico especializado: "Avatar expõe a natureza humana em sua diversidade, a relação do homem com a ciência, a religião, o capitalismo, a natureza e o cosmos..." Completo: Avatar confronta perante você os senhores da guerra e suas cruéis psicologias, o capitalismo e sua ganância. Fosse um filme qualquer, bastaria esse diálogo, mostrado em estéreo e bom som, com script inspirado em Bertold Brecht:
- "Primeiro eles chegam e gostam do que vêem. Depois se fazem de amigos. A seguir se tornam teus inimigos, invadem teu território e tomam o que vocês têm!"
(Quem serão os verdadeiros avatares da vida real?...)
Dados curiosos:
* Quase todo o filme foi elaborado por tecnologia informatizada, dirigido por Cameron ("Titanic") num galpão medindo apenas 200 m2, o mesmo onde Howard Hughes construiu seus primeiros aviões! Mesmo algumas cenas filmadas na Nova Zelândia foram feitas em estúdio fechado.
* James Cameron finalizou o 3D numa câmera especial construída por ele em parceria com um designer.
* As montarias em animais surreais foram feitas a partir de cenas de atores montados em touros mecânicos e trabalhados em softwares especiais.
Dados curiosos:
* Quase todo o filme foi elaborado por tecnologia informatizada, dirigido por Cameron ("Titanic") num galpão medindo apenas 200 m2, o mesmo onde Howard Hughes construiu seus primeiros aviões! Mesmo algumas cenas filmadas na Nova Zelândia foram feitas em estúdio fechado.
* James Cameron finalizou o 3D numa câmera especial construída por ele em parceria com um designer.
* As montarias em animais surreais foram feitas a partir de cenas de atores montados em touros mecânicos e trabalhados em softwares especiais.