segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Seria Cristo um Essênio?

Segundo um livro escrito por um tal Marcel Humet, publicado há algumas décadas, “Na trilha dos deuses solares”, e alguns manuscritos antigos, do Vaticano, tudo indica que Cristo era da seita dos Essênios.
Àquela época apenas três seitas religiosas eram seguidas nas terras da Palestina: os Fariseus, com seus templos suntuosos, os Seduceus, seita mais popular, e os Essênios, uma espécie de seita de escol, mais reservada e mais filosófica, embora tivessem um lado prático pois o nome Essênio deriva-se do sírio “assaian” que significa “médico”. 

Eles eram conhecidos por seus profundos conhecimentos e poderes terapêuticos.
Os essênios tinham duas escolas: uma no Egito e outra formada por um grupo de judeus em um acampamento nas montanhas desérticas próximas ao Mar Morto.
Conheciam profundamente as filosofias e teosofias vigentes à época: a doutrina de Khrisna, a teogonia dos deuses egípcios, sobretudo a de Osiris, e, segundo manuscritos, até a filosofia grega de Pitágoras.

Incorporaram também a seu pensamento teosófico alguns cultos egípcios, dentre os quais um certo culto solar, derivado da adoração do principal deus egípcio: Ra, onde havia o mistério de um Verbo divino que se fez homem! Como um grupo judeu no entanto, os Essênios professavam a crença no Deus de Israel, seu único deus.
Na década de 20 um pesquisador húngaro encontrou na imensa biblioteca do Vaticano um manuscrito  escrito provavelmente pelo apóstolo João sob o título: “O evangelho Essênio da paz”. Traduziu e publicou o manuscrito mas logo a Igreja Romana o incluiu entre os evangelhos apócrifos, excomungou o húngaro e colocou o livro no códice negro.

Muitos fatos sobre a vida de Cristo ainda estão a ser descobertos, sobretudo o hiato cronológico e histórico que existe no Novo Testamento: os anos vividos por Cristo desde sua passagem quando criança no templo de Jerusalém até quando, já adulto, em suas peregrinações e pregações pelas aldeias da Palestina. Teria, ainda adolescente, saído de casa e  aderido à seita dos essênios do Mar Morto?

E pasmem sobre essa data: Jesus pode não ter nascido em 25 de Dezembro – essa era a data em que a seita comemorava a festa secular  do “Sol invencível” !

Veja mais detalhes sobre os Essênios em:

Luar sobre Fortaleza

Luar sobre Fortaleza
Praia de Iracema

Lady Godiva

Lady Godiva

Info-Arte

Info-Arte
Verso e reverso

Fotopoema

Fotopoema
Nascimento

Fotopoema2

Fotopoema2
Picasso - Guernica

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona
Qualquer soma nas colunas, nas linhas ou em X dá 33: a idade de Cristo na cruz!

Pensamento1

Pensamento1
Fanatismo

Dies irae dies ille

Dies irae dies ille

These foolish things

These foolish things

Tem dias...

Tem dias...
Tem dias!

Wicked game (Kris Izaac)

Wicked game (Kris Izaac)

Babalu

Babalu
Fotopoema

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS
Nativitaten - um espetáculo que se renova e merece ser visto e revisto!