segunda-feira, 11 de junho de 2012

Junho é que é o mês!


As noivas (nem os padres!) não sabem, mas para o calendário Juliano, implantado no império romano por Júlio César em 46 A.C., Junho é que era o mês dos casamentos, não Maio!

Junho era o mês dedicado a Juno, a esposa do todo poderoso Júpiter, Zeus dos gregos, o deus dos deuses.

E se quem manda no lar ainda é a rainha, “in illo tempore”, quem mandava mesmo era Juno, a deusa-mor, entidade poderosa no Panteão e considerada a verdadeira guardiã dos casamentos e protetora de todas as mulheres.

Veja bem, mulherio casadouro: Junho é que é o mês!

Mesmo com as modificações no calendário, introduzidas 1.600 anos depois pelo papa Gregório XIII, Junho continuou sendo dedicado a Juno e às casamenteiras, não se sabendo por que cargas d’água ou conveniências, os noivos, alguns párocos ou a mídia transferiram os enlaces e o patrocínio celestial para Maio, cuja patrocinadora era outra: a deusa Maia, uma das deusas das flores da primavera, mãe de Mercúrio, o protetor do comércio, das artes, da Medicina e das ciências.
(Será que comércio tem algo a ver com casamento?)

Mas não tem mês melhor que Julho: calor no hemisfério norte, frio gostoso no hemisfério Sul, férias(prá quem trabalha, of course, viagens, relax, diversão! Não foi à toa que o Senado Romano, para babar o poderoso Júlio César, (olha que costume antigo!), baixou uma lei trocando o nome do mês de Quinctillius” (olha que nome horroroso!) para Julho.

Mas a rapaziada romana solteira, chateada com o frio e os chuviscos de Fevereiro, frequentemente  fazia “mobs” e protestava em frente ao prédio colunado e rico (já àquela época) do  Senatus Populusque Romanus com o mote: “queremos a transferência já das  homenagens carnavalescas a Baco do mês  Frebruarius para Quinctillius”. E acrescentavam o refrão (repetido depois sob as mais variadas formas em terras tupiniquins): “solteiros unidos jamais serão vencidos”. E os senadores sempre respondiam: “os cristãos ainda estão servindo de alimento aos leões do Coliseu e o Papa Gregório ainda não nasceu”.

Atordoados com as mudanças introduzidas alguns anos depois pelo primeiro imperador romano, (Adriano não conta), Cesar Augusto (olha o Agosto aí, gente!), consultaram as Pitonisas, a Esfinge e as Cassandras e elas responderam em côro, com voz cavernosa: “aguardem o fim do calendário maia em 2012”...
Bem, aí já é outra estória sobre calendários que poderemos contar (ou não) em 31 de Dezembro do corrente.

Luar sobre Fortaleza

Luar sobre Fortaleza
Praia de Iracema

Lady Godiva

Lady Godiva

Info-Arte

Info-Arte
Verso e reverso

Fotopoema

Fotopoema
Nascimento

Fotopoema2

Fotopoema2
Picasso - Guernica

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona

O Sudoku de Ant.Gaudi no portal da Sagrada Família em Barcelona
Qualquer soma nas colunas, nas linhas ou em X dá 33: a idade de Cristo na cruz!

Pensamento1

Pensamento1
Fanatismo

Dies irae dies ille

Dies irae dies ille

These foolish things

These foolish things

Tem dias...

Tem dias...
Tem dias!

Wicked game (Kris Izaac)

Wicked game (Kris Izaac)

Babalu

Babalu
Fotopoema

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS

Festival de Natal - Lago Negro - Gramado-RS
Nativitaten - um espetáculo que se renova e merece ser visto e revisto!